Série Torre Negra – Stephen King

Torre Negra
Gêneros: ,
Series:
Page Count: 4008

Esse é uma série que estou para ler já tem um bom tempo, comecei a ler em dupla com uma amiga, para uma forçar a outra a ler, até que tem dado certo. Esse post vai ser atualizado de tempos em tempos conforme eu leio os livros da série. Então vamos aos comentários dos livros:

1 – O pistoleiro

Primeiro livro da série Torre Negra do Stephen King, para falar a verdade não acontece muita coisa, um amigo tinha dito que o primeiro livro inteiro era só uma perseguição e realmente nesse livro temos só uma introdução, tanto dos personagens como do universo do pistileiro que parece se passar em um futuro pós apocalipco, mas com uma coisa meio de faroeste americano. Algumas tecnologias novas e antigas se misturam então não dá para ter muita certeza de qual seria a época dos eventos.  Não li muitos livros do King para falar a verdade, mas a escrita dele é bem boa e acho que só quando eu cheguei nos 70% que comecei a me perguntar se o livros era só aquilo mesmo. Aqui a gente levantou várias teorias sobre os universos existentes e minha amiga até comentou que cada livro parecia um passo na jornada do herói (uma estrutura básica para criar narrativas) e esse primeiro livro seria realmente a introdução.

Roland (o pistoleiro) passa o livro inteiro atrás do Homem de Preto, e é basicamente isso. Tem o Jake que é um menino de outro mundo, mas por enquanto ele não serve para nada, pobre Jake. Eu sei que no filme ele tem um papel central, então talvez vejamos mais dele nos próximos livros, em parte porque lá pelo meio do livro dá se a entender que o Jake é uma criança que tem algum tipo de poder como um sexto sentido, apesar do final aparentemente definitivo dele, acredito que veremos Jake novamente.

Acontecem outras coisas também mas a principio não parecem adicionar a história principal.  No final do livro o Homem de Preto dá uma viajada bem legal (no sentido bom) discursando sobre o ser humano e o universo e faz uma predição sobre os próximos passos da jornada do pistoleiro para encontrar a Torre Negra, que ainda não sabemos o que é. O resumo é esse. Dizem que os próximos livros são muito melhores, vou dar a chance e continuar a série.

2- A escolha dos três

Já faz algum tempo que eu terminei esse mas esqueci de atualizar aqui.

No livro anterior, o pistoleiro recebe uma pista do homem de preto sobre quais passos seguir.

Depois de muito tempo dormindo, ele acorda e é atacado por criaturas que comem uma parte dos dedos da mão e dos pés. Roland está bem mal, e encontra uma porta e no maior estilo Quero ser John Malcovich acaba dentro da cabeça de Eddie, o prisioneiro, em um mundo paralelo, uma Nova York do passado. Esse é o primeiro dos companheiros de Roland. Eddie é viciado em heroína e aqui como em vários livros do King vemos o autor e não o personagem saindo das páginas.

Na porta seguinte ele conhece uma mulher, a dama, que sofre com dupla personalidade: Detta e Odetta, uma totalmente mal educada, com uma visão distorcida da realidade e que age por instinto e a outra, uma mulher culta e inteligente. Odetta se une ao grupo mas Detta acha que querem matá-la. Achei a construção de Detta muito exagerada e caricata. No final elas se entendem gerando uma nova personalidade da fusão das duas, Susanah. Vamos ver se a caracterização melhora.

Por fim, ele encontra Jack Mort, a morte, que é o responsável pela morte de Jake, sim o Jake do primeiro livro. Um  homem sadista que está relacionado aos três. Foi ele que causou o acidente que gerou a dupla personalidade de Odetta, ele que a empurrou na linha do trem e a fez perder as pernas. Ele também estava relacionado ao traficante para o qual Eddie trabalhava. Roland possui o corpo de Jack para obter remédios e munições, antes de voltar ao seu mundo original ele se joga na linha de trem matando Jack e escapando para seu mundo, onde Eddie e Susanah aguardam para continuar a jornada.

Por enquanto eu ainda não peguei amor por essa série. Ela se arrasta bastante, King tem uns diálogos legais mas ainda não me conquistou. Tenho a impressão que essa série vai por um caminho meio tudo está conectado, a ver por Jack Mort nesse volume. Mas, vamos ver. Rumo ao próximo volume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this review:

Translate »