Esta é uma pequena lista de livros de leitura rápida mas divertida, com média de 100 páginas. Confesso que a maioria são clássicos, devido a minha preferência pelo estilo, mas são bem legais.
- A verdade é Uma Caverna nas Montanhas Negras – Neil Gaiman: um rápido conto de Gaiman, eu ainda não me acostumei muito com o ritmo da narrativa dele mas, o trabalhos das ilustrações com história é muito bem feito.
- O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry: Um livro infantil cheio de pequenas verdades, é um dos livros mais traduzidos no mundo e vale a pena a leitura
- Alice no país das Maravilhas – Lewis Carroll: Um livro com diálogos que parecem bem maluquinhos mas cheios de lógica e não é para menos, Carroll era também matemático e existem até análises do que ele realmente quis dizer em alguns trechos do livro e como se relacionam com a matemática.
- O estranho caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde – R. L. Stevenson: Conhecido pelo livro infantil a Ilha do Tesouro, esse é um livro que trata sobre (spoiler a vista) a luta entre o bem e o mal dentro de nós mesmos.
- A revolução dos bichos – George Orwell: Uma crítica ao socialismo de Stalin em forma de fábula utilizando os animais em uma fazenda como alegoria.
- Metamorfose – Kafka: Esse livro aqui eu não gostei muito não, basicamente um homem que vira uma barata mas ainda mantém a mente humana, talvez seja a intenção do livro, a desumanização do personagem pelos outros membros da família é incômoda, é uma leitura rápida e vale para aumentar seu repertório de clássicos.
- Volta ao mundo em 80 dias – Julius Verne: Considerado um dos primeiros escritores de ficção científica e conhecido por seus romances de aventura, esse livro é até bem famoso e já teve várias adaptações para televisão incluindo aquela com o Jack Chan.
- Admiravel Mundo Novo – Aldous Huxley: Esse é um daqueles livros que todos deveriam ler, ele se propõe a apresentar como poderia ser nossa sociedade em um futuro distante, com uma sociedade utópica ideal dividida em castas de trabalho.
- O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams : Livro rápido com várias tiradinhas nerds, não está entre meus favoritos mas já virou um clássico da literatura de ficção científica.
- Um conto de Natal – Charles Dickens: Meu livro predileto de Natal, sobre um avarento que tem sua visão de mundo transformada com a chegada dos três espíritos de Natal. Já teve várias adaptações em filmes e o personagem do Tio Patinhas é inspirado nele.