Outros

Aphantasia, a falta da visão mental

Algum tempo atrás eu li alguns textos bem interessantes sobre aphantasia. 

Mas, o que é aphantasia? 

Basicamente, é a incapacidade de gerar imagens mentais, e não, não significa não ter imaginação. Só que a parte visual não está lá. A parte mais engraçada disso é que eu acabei descobrindo que tenho. 

E, assim como muitas pessoas que descobriram essa peculiaridade sobre elas mesmas, para mim a Aphantasia, explica algumas dificuldades que eu tenho e achava normal. 

Por exemplo, finalmente entendi porque mapas mentais nunca fizeram sentido para mim, já que eu nunca vou conseguir visualizar as conexões e imagens que eu desenhadas no papel, na minha mente. Para mim, é muito mais fácil decorar. E, apesar de eu sempre fazer desenhos nas bordas de caderno dificilmente conseguiria associar esses desenhos a alguma coisa.

Outro exemplo: meditação. Instruções que envolvem “imagine uma praia tranquila“, “concentre sua mente em uma luz brilhante“, por mais que tentasse ou nada acontecia ou só um flash da imagem que eu não conseguia segurar. Minha conclusão era de que me faltava concentração para executar esses tipo de exercício. Mas não, o cérebro não produz essa imagem.

E geometria descritiva? (Uma matéria bem chata de faculdade, envolvendo muitos pontos, planos e linhas). Eu tinha um amigo que dizia que era só imaginar as projeções. Agora eu sei que era impossível para mim.

Mas, como saber se você também tem?

Um teste simples: imagine uma mesa com uma bola em cima.
Se eu te pedisse para descrever sua mesa e a sua bola você conseguiria?

Fiz esse teste com diversos amigos e colegas (o pessoal já estava ficando traumatizado) e deles, só um, além de mim, não conseguiu descrever esse cenário. Aliás, a resposta mais comum foi uma bola vermelha, seguida pela bola do Quico do Chaves.

Mas, como assim você não consegue? Foi o que muitos me perguntaram. 

Eu entendo o conceito de bola, de mesa mas, a imagem não aparece e, se aparece é só um flash. Tão rápido que não dá para segurar ou descrever as características. Se você me pedisse a característica desses objetos, eu preencheria essa informação na hora. O pessoal até brincou dizendo que eu pensava em UML, muito nerd. Aliás, é bastante comum que pessoas com aphantasia escolham campos relacionados a exatas que é o meu caso.

Um outro exemplo. Se eu escolho uma roupa, não sei dizer se ela vai combinar comigo até experimentar, não sei quais cores que combinam, ou se for usar uma maquiagem é tudo criado na hora. Acho que por isso uso mais cores neutras, menor chance de erro.

Um exemplo mais drástico: eu não consigo imaginar, ou melhor ter a imagem mental do rosto dos meus familiares e amigos, por outro lado, eu sou capaz de descrever as características deles, como cor de cabelo e olhos, formato do rosto, altura.

Nessa escala que circula pela internet eu diria que sou o 2, talvez 3. Então, não é uma cegueira mental completa.

Resultado de imagem para aphantasia test

Muito misterioso, né? Parece que uma em cada 100 pessoas tem essa condição. O que é raro mas nem tanto. Entre as causas estão fatores genéticos ou traumas na cabeça. Confesso que já bati a cabeça forte algumas vezes quando eu era pequena mas, não consigo me lembrar se tinha a capacidade de visualização antes. Aliás, esse pequeno documentário é bem interessante (têm legendas em português):

E, apesar do nome (‘a‘ falta, ‘phantasia’ imaginação), não quer dizer que a pessoa não tenha imaginação. Eu, por exemplo, sou uma pessoa bem imaginativa e vivo no mundo da lua e, na verdade descobri sobre essa condição em um artigo sobre um dos diretores da Pixar. Além disso, eu conto com outros “sentidos mentais” e eles funcionam muito bem. Eu tenho uma voz interna como a maioria das pessoas, (tem um livro interessante sobre isso que estou para ler) e, consigo imaginar texturas, sons e sabores. 

Além disso, sonho com imagens. Aparentemente os circuitos são diferentes. Então, não é porque você não consegue visualizar, que você não consegue sonhar com imagens.

E eu consigo desenhar relativamente bem, mas com referência eu consigo desenhar muito melhor. Mas, talvez, isso aconteça com todo mundo.

Vou finalizar deixando dois links (em inglês) para vocês conhecerem um pouco mais sobre a Aphantasia, um deles é do Blake Ross, um engenheiro da Mozilla, o caso dele parece ser bem extremo. O outro é um artigo da BBC Science, foi um dos primeiros que eu li e percebi que me encaixava. 

Aphantasia: How It Feels To Be Blind In Your Mind

Aphantasia: life with no mind’s eye

(2) Comentários

  1. Grobs, yo diz:

    Muito obrigada por comentar sobre isso, não acho muitos fóruns em português falando sobre esse assunto, faz cerca de uns 8 meses que eu notei e já me contentei totalmente que talvez nunca consiga ler livro e realmente ficar imersa nele de um jeito visual ou desenhar algo original da minha cabeça, mas as vezes dá vontade de reler um pouco sobre isso para achar um reconforto e familiaridade nas palavras de outras pessoas e olhar um pouco pra trás pra falar “caramba, COMO eu achava isso normal?”

    1. Eu considero só uma maneira diferente de pensar. Tem vantagens e desvantagens, eu também não encontrei muita coisa em português, mais posts como o meu de pessoas que tem aphantasia do que artigos científicos, quem sabe no futuro alguém consiga explicar melhor porque isso acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile