livros, Para ler

Um pouco de romance policial…Pt. 1

Uns dias atrás vi uma pré-venda da Amazon, um Box do Sherlock Holmes, com a coleção completa, fiquei tentada a comprar, mas estamos em tempos de vacas magras, por outro lado, isso me deu a ideia para um post, sobre histórias de detetives e romances policiais.

Na verdade, minhas principais influencias foram Conan Doyle e Agatha Christie, sempre preferi Holmes e suas histórias, em geral mais curtas, com brechas para o leitor deduzir junto. Depois de um tempo até dava para acertar um ou dois casos nas histórias, mas as soluções sempre eram criativas e deixavam o leitor encantado.

Já Agatha Christie, me fazia passar raiva, não tem como negar que seus livros eram interessantes o meu predileto foi “Cai o Pano”, mas são formados por construções e desconstruções constantes, com muitos personagens suspeitos, muitas situações suspeitas, mas que no final, se era possível deduzir o culpado, não era possível deduzir seu motivo. Lembro até hoje, sem lembrar o título, de um dos livros em que o motivo foi a rubéola, uma mulher matou a outra, depois N anos, por contrair rubéola na gestação fazendo seu filho nascer com problemas mentais, too much for me. Sempre preferi Ms.Mapple a Poirot, apesar de não lembrar muito das histórias. Lembro também que Allan Poe tem uma ou duas histórias com o detetive Dupin que são um deleite para os leitores (ou para mim rsrsr),

Mas, voltando, o box me fez pensar que conheço poucos detetives literários,  e resolvi selecionar alguns que achei interessantes para uma leitura futura. Então seguem 5 livros selecionados por mim usando o GoodReads,

1. Bleak House ( A Casa Desolada ou Casa Soturna em português) – Dickens

De um dos meus autores prediletos ainda não tive a oportunidade de ler esse romance, considerado um dos mais sombrios e maduros dele, é longo com mais de 900 páginas, sendo uma crítica ao sistema judiciário inglês da época. Não encontrei uma sinopse muito boa nem uma edição em português para comprar, vou ver se baixo para ler em inglês algum dia.

2. Série Millenium – Stieg Larson
Esse é famoso, já saiu filme, vi pela metade, mas ainda estou devendo a leitura dos livros, segue a sinopse do primeiro:

Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada, e que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados, ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.

Bem, por hoje é só, não tive tempo de organizar melhor o post, mas vou tentar postar uma segunda parte até o final da semana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »