Não sei com não escrevi esse post antes. Com essa história de quarentena estou aqui a quase 3 meses no tão sonhado home office. Fora o fato de não sair de casa, a vida esta boa.
Mas, para adaptar meu quarto para o home office, não foi tão simples assim. Primeiro, porque desde que eu saí da faculdade, a infraestrutura para o home office aqui no meu quarto está longe do ideal. Olha só o caos: a escrivaninha virou penteadeira, a cadeira tem quase uma década de vida, a iluminação fraquinha fraquinha e o frio, nesse inverno? Gente, tanta coisa para levar em consideração na hora de montar um ambiente de trabalho agradável e confortável e convenhamos a maioria aqui não tem condições de trocar tudo para fazer o ambiente de trabalho ideal.
Então, eu reuni algumas dicas para montar o seu espacinho, o mais ideal possível. Antes de mais nada, esse não é um post sobre decoração. É um post com dicas úteis que ajudaram a tornar o meu ambiente mais adequado para o home office.
Vou deixar aqui links da Amazon com as dicas de produtos, se você comprar eu ganho uma pequena comissão. Mas, lembre-se pesquise antes de comprar.
Bem, vamos começar por um item muito importante: a cadeira. Você vai ficar sentado nela quase oito horas por dia.
Para a minha cadeira anciã, depois de pedir para o grande pai revisar os parafusos para eu não cair dela, eu apelei para o apoio de lombar.

Eu já tinha um porque a cadeira do meu trabalho, apesar de seguir as tais normas do ministério do trabalho, era bem desconfortável. Ele ajuda a manter sua postura no lugar e alivia um pouco da pressão na lombar. O fato dele estar sempre encostado nas minhas costas me lembrar de corrigir a postura. O meu modelo é de viscoelástico, chique né? Mas, mas existem diversos modelos para você escolher.
Esse aqui é o que eu uso:
Almofada Lombar Viscoelástica 06/12 X 33 X 35 cm Copespuma
Existem outros modelos, tem a partir de 30 reais:
- Encosto p/Apoio Lombar Assento Sente Bem Ergonômico Supermedy
- Apoio Lombar O Mckenzie Original ® Slim Line (1)
Também existem almofadas para assento, se a espuma da sua cadeira já estiver tão velha que parece que nem existe mais é uma solução. Eu tenho também. Mas, para ser sincera, chega uma hora que é melhor trocar de cadeira. Eu só tenho esses adicionais porque eu não posso trocar a cadeira do meu trabalho, né? E foi uma sorte já que pude aproveitar na minha cadeira de casa.
Outra coisa que eu achei essencial foi um apoio para notebook, sem ele a tela do notebook fica muito baixinha e eu teria que ficar bem encurvada para ler as coisas. Eu peguei um ajustável e consigo utilizar normalmente, para mim essa angulação extra dá até uma aliviada para digitar.

Se o seu notebook for velhinho, uma base com cooler também pode ajudar um pouco na refrigeração.
Seguem alguns modelos:
- Base para Notebook, C3Tech, Nbc-11Bk, Bases e Docking Stations (esse é o meu)
- Suporte para Notebook, OCTOO, Uptable, UP-BL, Preto
- Multilaser AC282 Cooler Para Notebook Com 6 Fans, Preto
Existem algumas bases que fica impossível usar o teclado, ele fica muito alto. Nesse caso o jeito é usar um teclado externo. Mas, aí já compra um monitor separado para enxergar bem mesmo e usar como monitor estendido, ou monitor principal.
Outro item importante é o mouse, não vai ficar usando touchpad ad infinitum né? O bom mesmo é um mouse ergonômico, mas se não der, tente comprar um mouse para o jeito que você segura o mouse. Sabia que existem diferentes maneiras de segurar um mouse?

Você tem que comprar um mouse que seja adequado para sua pegada, por assim dizer. O tamanho da mão também influencia. Então leia as especificações antes de comprar.
Além disso, use um mousepad e muito importante, tenha um apoio para os cotovelos. Um bom apoio depende da altura da mesa e dos braços da sua cadeira. Eu ainda não achei uma boa combinação, eu tirei os braços da minha cadeira porque a altura certa da cadeira fazia os braços baterem na mesa, agora meus pés alcançam o chão mas em compensação fiquei sem apoio para o braço. Então se alguém tiver uma dica eu agradeço.

Agora uma parte muito importante. Iluminação. Não adianta estar com o cantinho mais confortável se você não enxergar nada. Ok, eu tenho uns amigos meio gamers que dizem que o melhor é fazer as coisas no escuro. Mas, para fins didáticos, o seu espaço deve ser bem iluminado, de preferência, perto da janela e com luz indireta para não ter reflexo. Olha só que mundo perfeito, todo mundo tem isso em casa.
Eu, por exemplo, estou do lado da sacada, de manhã é uma maravilha, chega 3 da tarde me sinto um vampiro sendo queimado pelo sol. É, aí não dá. Fecho a cortina que é blackout, (outra ótima aquisição se você quiser dormir bem), mas a luz do quarto é tão fraquinha que ligada ou desligada dá quase na mesma.
Minha sugestão aqui são os spots, aqueles que tem em qualquer casa antiga, com pelo menos duas lâmpadas. Uma para direcionar acima do seu cantinho e a outra para iluminar o ambiente.

Seguem alguns links (mas a verdade é que eu comprei uma baratinho no mercado livre, mas ainda não chegou):
- Spot, Auremar, 1013/2 BC, Branco, grande
- Startec 147190041, Spot Trilho Octa 3, Branco
- JM Iluminação Spot Trilho B/3 Difusor Vidro Tr325/3Pt Preto 50 X 17 Cm, Bivolt
E o inverno? Bem boa pergunta, estou pensando talvez em um tapete e se esfriar muito muito mesmo talvez um aquecedor. Por enquanto estou sobrevivendo na base de blusas extras.
Confesso que o meu cantinho não está tão bom ainda. Se estivesse teria postado uma imagem. Quem sabe um dia.
Então, gostou dessas dicas? Tem alguma outra para mim? Deixe nos comentários!