Review/Opinião: Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki

Review: Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki
Series:
Goodreads Rating: 4.07
A escola prepara as crianças para o mundo real? Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro. O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola,…

Esse é um livro que estava parado em casa tem bastante tempo…(vamos confessar que toda pessoa que gosta de ler tem uma lista infinita de novos livros para ler e, uma estante quase tão grande de livros comprados mas não lidos) e com a idade chegando vem preocupação com o dinheiro e com o futuro, certo?

Então, porque não?

A leitura em si é bem agradável e tenho certeza que muitos como eu vão se identificar com as histórias do pai pobre e a corrida de ratos, que é aquele famoso, estudar, trabalhar, aposentar depois de 20, 30 anos e ter de viver com uma aposentadoria pífia dada pelo governo.

É interessante ver um livro relativamente antigo abordar questões tão importantes que ganharam destaque só agora. Vide os diversos canais de finanças pessoais  e independência financeira no Youtube.

O livro traz alguns conceitos importantes de economia como Fluxo de Caixa e controle de Ativos e Passivos e a importância de gerar mais Ativos. Eu tive um semestre de economia na faculdade mas, não consegui conectar os pontos de que o que eu aprendi para empresas poderia ser utilizado na minha vida pessoal.

Mas, voltando.

Resumo da opera, gere mais Ativos e do que Passivos.

E o que são Ativos?  Tudo aquilo que pode te gerar mais dinheiro, naquele famoso ciclo do dinheiro gera dinheiro.

E o Passivo? Tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

Apesar da definição ser simple existe uma linha tênue. Por exemplo, no livro Kiyosaki considera o investimento em imóveis um dos melhores investimentos. Mas, se pensarmos, casas dão despesas com financiamento, manutenção, água, luz, etc, então nesse sentido elas são um passivo e, apesar de existir a possibilidade de você vender com lucro sua casa, a liquidez é muito baixa então nesse caso seria um ativo imobilizado, se a memória não me falha.

Mas, então qual a visão de Kiyosaki? Basicamente, comprar imóveis para alugar, vender e comprar outra mais cara e repetir o processo infinitamente. Mas, o truque até onde eu entendi é que você não precisa ter todo o dinheiro para comprar. Você precisa da entrada do imóvel e conseguir um financiamento. Esse imóvel deve ser alugado e quem aluga vai pagar as prestações do financiamento para você. Quando esse imóvel tiver uma boa valorização, você deve vender. Isso vai transferir o financiamento para o novo proprietário e você vai ficar com os lucros da venda.

Por exemplo, imagine um imóvel que custe 100 mil reais, você dá 10 mil de entrada e financia o restante. Para facilitar as contas vamos supor que esse imóvel é alugado para um inquilino que paga exatamente o seu financiamento, nesse caso temos um zero a zero mas, normalmente, sobraria um pouco para você. Passam-se 5 anos, acontece uma super valorização, e agora o imóvel passa a valer 200 mil reais. Você vende esse imóvel por 200 mil, seu financiamento vai ser transferido para o comprador, mas você ainda vai receber os 100 mil. No final, quanto você gastou? Sim, somente os 10 mil da entrada e recebeu os 100 mil. E com esse 100 mil você deve investir em imóveis mais caros, reduzindo sua carga tributária.

O grande segredo para essa estratégia funcionar é comprar o imóvel em um preço muito abaixo do mercado, por exemplo, em um periodo de crise, leilões, com pessoas que têm de urgência em vender, etc. Porque quando valorizar, vai valorizar muito. Se formos pensar, essa estratégia do comprar barato pode ser aplicada em outras áreas também, como o mercado de ações, por exemplo.

Se essa estratégia funciona ou não, eu não sei, até porque ficar cuidando de inquilino não é uma coisa fácil e encontrar esses imóveis também não. E é aí que entra outro ponto de destaque do livro: a necessidade de ter especialistas.

Engraçado, como as pessoas quando estão doentes querem os melhores médicos, mas, quando vão procurar um pedreiro ou encanador, procuram o mais barato. Para Kiyosaki, e aliás muitas outras pessoas de sucesso, você deve se cercar de pessoas melhores que você para crescer. Elas podem te ensinar, trazendo novas visões e  oportunidades que você não estava ciente.

É impossível ser especialista em tudo e Kiyosaki é contra isso também. Na verdade, ele é até a favor de fazer uma faculdade, isso vai te garantir o dinheiro para iniciar suas próprias empreitadas. Mas, ele é contra você ser um super especialista, se você precisar de algum conhecimento específico, deve se cercar de bons especialistas que te ajudem a crescer. E eu concordo. Já comentei em outro post que sou a favor de uma educação mais generalista estilo renascentista com mestre e aprendizes, hoje em dia seriam os tais mentores talvez? Mas, o ponto levantado pelo livro é que a especialização só tem prende ainda mais na corrida dos ratos. Você se especializa porque quer cargos melhores, mas ao mesmo tempo, quanto mais especializado você é, menores são suas opções de manobra, ou seja, você vai passar a vida inteira fazendo aquilo. Se você não gosta do que faz, caminho certo para depressão. Mas, se você gosta, vale a pena, e especialistas são necessários para o mundo continuar girando e para você usar o conhecimento deles, certo? Além disso, se você optar pelo caminho da especialização, você sempre pode ser um especialista trabalhando por conta própria, já que se você ganha um salário alto sendo um especialista é porque está gerando muito mais para a empresa.

Além desses conceitos que eu comentei, o livro é bastante focado na mudança de mindset, abordando fatores limitantes no seu relacionamento com dinheiro, um dos principais sendo o medo, medo de perder dinheiro. O que eu diria é bastante comum. Eu ainda estou aprendendo a assumir riscos controlados, mas demorou bastante tempo para mim.

Talvez se eu tivesse lido ele antes? Um outro pensamento muito bom e é com ele que eu encerro este post é nunca pense que você não pode comprar algo. Pense no que você pode fazer para conseguir comprar.

E vocês, já leram o livro e gostaram? Faltou alguma coisa nessa resenha? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this review:

Translate »